Auxílio-Doença: Saiba se você tem direito a este benefício do INSS!

1. O que é o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao segurado que tiver um problema de saúde e por isso ficará temporariamente incapaz para o trabalho.

2. Quem tem direito ao auxílio-doença?

Para ter direito ao auxílio-doença, é necessário cumprir alguns requisitos básicos e tais requisitos precisam estar presentes na data de início da incapacidade. São eles:

– Ter qualidade de segurado;

– Ter cumprido o período de carência, que é um tempo mínimo pagando o INSS;

– Estar incapaz para o trabalho

Não é necessário que o trabalhador esteja incapaz para toda e qualquer atividade, mas sim que o trabalhador esteja impedido de realizar seu trabalho atual ou atividade habitual.

3. Como posso comprovar minha incapacidade para o trabalho?

Para comprovar a incapacidade para o trabalho é necessário que você reúna todos os laudos, exames e receitas médicas que você tenha, para que através desses documentos seja possível comprovar seu quadro e sua impossibilidade de trabalhar.

4. Como faço para pedir o auxílio-doença?

Para solicitar o auxílio-doença, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:

– Realizar o agendamento de perícia no INSS, que pode ser feito pelo telefone 135, pelo site do INSS ou pelo aplicativo “Meu INSS”;

– Comparecer na perícia médica, levando todos os documentos médicos.

5. Meu pedido de auxílio-doença foi negado, o que fazer?

Infelizmente, é muito comum que o INSS negue o auxílio-doença para o trabalhador, na das vezes o auxílio-doença não é concedido na primeira solicitação. 

Isso pode acontecer por algum erro no pedido, como a falta de comprovações médicas suficientes ou documentos rasurados.

Se caso seu auxílio-doença seja negado você tem duas opções: entrar com um recurso administrativo ou ingressar com uma ação judicial.

Sugerimos buscar orientação de um advogado especializado em direito previdenciário para avaliar o seu caso e auxiliar no processo de recurso.